Academia Orlando Cani | Hatha Yoga
16821
page,page-id-16821,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-6.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive
Yoga por Orlando Cani

É uma filosofia oriental trazida e adaptada ao mundo ocidental. Para a sua prática integral, é preciso modificar substancialmente a própria mentalidade, pois há uma série de preceitos estranhos à vida das pessoas comuns. Mas para quem pretende apenas uma mudança de estado de espírito, a compreensão do que o Yoga se propõe e o entendimento daqueles preceitos básicos, é suficiente. Assim, a sua prática não modifica a vida cotidiana das pessoas.

 

A palavra Yoga vem do sânscrito e significa unir; juntar. É união do corpo e do espírito. E tem como finalidade o controle do corpo e da mente.
Através dela o indivíduo passa a sentir-se integrado à humanidade e ao Universo. Deixa de viver num mundo individual e egoísta, tornando-se parte de toda a espécie humana. Inicialmente, o indivíduo volta-se para si mesmo, conseguindo alcançar a compreensão e o entendimento individuais. A partir daí, pode chegar a uma visão e um sentido mais amplo da existência.

 

O Yoga é educação integral do ser porque engloba o aspecto físico, emocional, mental, moral e ético. O praticante de Yoga pretende alcançar a perfeição e a realização completa.
O homem ocidental adaptou-se e assimilou melhor o Hatha Yoga, que significa em sânscrito, determinação, esforço para unir os opostos. Isto é, a harmonia entre o corpo e a mente, da matéria e do espírito.

 

Há quem veja semelhança entre Hatha Yoga e a Ginástica. Pois existem partes em comum. No entanto a ginástica é praticada mediante desgaste físico e grande esgotamento de energias. No Hatha Yoga, ao contrário, há acúmulo e concentração dessas energias.

O aperfeiçoamento físico e mental se processa através de modificações no funcionamento das glândulas e órgãos internos, que atuam mais diretamente sobre o aspecto externo, proporcionando um equilíbrio mais perfeito.

 

O Yoga permite uma tomada de consciência do próprio corpo. O indivíduo começa então a notar certas sutilezas que antes lhe passavam despercebido. Há um desligamento dos problemas externos, uma maior interiorização. Tudo aquilo que antes incomodava às pessoas, passa a não preocupar com tanta intensidade, diminui a ansiedade.
O Yoga deve ser praticado, se possível todos os dias, durante os momentos livres. Não havendo esta possibilidade, recomendam-se no mínimo, que os exercícios sejam praticados duas vezes por semana. Desta forma, você poderá sentir rapidamente os resultados.
É sobre tudo uma observação, uma tomada de consciência de todas as atitudes erradas de vida que assumimos desde o nascimento. É uma das formas de adaptação e aceitação do mundo em que vivemos.

Outras Atividades
Bioginástica
Bioginástica

Saiba mais sobre Bioginástica e veja nossa grade de atividades.

Visitar Página